LIVRO USADO - Projeto Arquitetônico: Disciplina em Crise, Disciplina em Renovação
Simulador de Frete
- Calcular frete- Idioma: PORTUGUÊS
- Tipo de Capa: BROCHURA
- Número de Páginas: 94
- Ano de Edição: 1986
- Número de Edição: 1º
- Dimensões: 21 x 14 x 1cm;
- ISBN: 9780001703117
ATENÇÃO: Foto meramente ilustrativa
A publicação Projeto arquitetônico: disciplina em crise, disciplina em renovação reúne textos apresentados originalmente no I Encontro sobre Ensino de Projeto Arquitetônico, realizado na Faculdade de Arquitetura da UFRGS, em 1985, com apoio do CNPq. O objetivo do Encontro foi discutir o aprimoramento da formação do arquiteto em nossas escolas que envolve necessariamente o apriomoramento do ensino de projeto arquitetônico, sua atribuição mais específica. O nível da produção acadêmica corrente nas disciplinas que têm tal responsabilidade não é animador; evidencia insuficiências que não podem ser creditadas exclusivamente à carência de produtos ou dificuldades operacionais de integração das disciplinas de projeto entre si e com as demais disciplinas que integram os currículos do curso de Arquitetura. Existem carências e dificuldades reais. No entanto, não parece descabido sugerir que as insuficiências observadas refletem também uma crise no corpo teórico e metodológico que vem orientando, de forma manisfesta ou subentendida, o ensino de projeto no país. Tomados no seu conjunto, esses textos são extremamente provocativos. Relacionam problemas de qualidade do marco doutrinário modernista que as vêm orientando. Mostram ser necessário e plausível superá-las, desenvolvendo reflexões fundamentadas sobre a especificidade do conhecimento arquitetônico e de sua transmissão. Constituem, por conseguinte, contribuição pioneira e importante visando à renovação do pensamento disciplinar, tanto para quem ensina como para quem produz arquitetura.